top of page

Aluno do Departamento de Física conquista vaga na UNESP por resultados olímpicos

  • Foto do escritor: Adriane Alves
    Adriane Alves
  • 21 de mar. de 2022
  • 1 min de leitura

Adriane Galvão de Agecom/UFRN


Nos últimos anos, diversas universidades do Brasil reservaram vagas para alunos que possuem destaque em olimpíadas científicas. Foi isso que aconteceu com João Ítalo Dutra da Silva, aluno do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DFTE/UFRN). Nessa última quarta-feira, 16, o estudante do curso de Física foi aprovado no curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) por suas premiações em Olimpíadas.


A seleção funciona como uma prova de títulos, na qual o candidato envia certificados e premiações em competições nacionais e internacionais e a comissão de admissão de cada universidade atribui pontuações, que dependem do nível da competição e da premiação obtida. “Meu intuito principal foi mostrar a importância das olimpíadas científicas e as portas que elas podem abrir para o futuro da juventude brasileira”, afirma João Ítalo.


Ele também explica que, durante o fim do Ensino Fundamental e Ensino Médio, participou de diversas olimpíadas do conhecimento, obtendo mais de 40 premiações de honra ao mérito, bronze, prata e ouro. Além da graduação em Física na UFRN, ele também é bolsista na equipe de pesquisa do Núcleo de Astronomia Observacional, Instrumentação e Astroestatística (NAOS) e membro de Aerodinâmica & Simulação da Equipe de Foguetes Acadêmicos da UFRN, Potiguar Rocket Design (PRD).


De acordo com o Ministério da Educação, as olimpíadas científicas são uma iniciativa para a popularização e a difusão da ciência e da tecnologia junto aos jovens, realizadas em, praticamente, todo o mundo. Além da difusão, esses eventos possuem muitas outras atividades que, em muitos casos, são também atores no processo de atualização de professores e escolas.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Democratizando o acesso à educação

Adriane Galvão e Hellen Almeida – Agecom/UFRN Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defendia que se a educação sozinha não podia...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Adriane Galvão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page