top of page

Centro de Biociências promove curso de Auriculoterapia

  • Foto do escritor: Adriane Alves
    Adriane Alves
  • 9 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

Adriane Galvão de Agecom/UFRN

Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema pouco invasiva, a auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura muito eficaz no tratamento e prevenção de diversas patologias. Por essa razão, o Departamento de Biofísica e Farmacologia (DBF/UFRN), vinculado ao Centro de Biociências (CB/UFRN), promove o curso de Atendimento em Auriculoterapia na Clínica Escola de Terapias Orientais (CETO).


De acordo com Lucia de Fatima Amorim, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Biofísica e Farmacologia (DBF/UFRN), por meio do reconhecimento e estímulo dos pontos corretos localizados no pavilhão auricular, é possível realizar diagnósticos e tratamentos para inúmeros desequilíbrios que acometem o ser humano, como enxaqueca, insônia, ansiedade, depressão e problemas motores.


“A auriculoterapia constitui um tratamento rápido, teoricamente simples, de fácil aprendizado, econômico, prático e destituído de efeitos colaterais. É reconhecida como uma terapia de microssistema porque uma parte do corpo, nesse caso a orelha, representa-o como um todo, e a estimulação dos pontos desse microssistema pode ser realizada com o auxílio de agulhas, sementes, cristais e laser”, explica Lucia.


O público-alvo do projeto são discentes, profissionais com conhecimentos básicos nas teorias da Medicina Tradicional Chinesa ou interessados no atendimento da técnica de Auriculoterapia. Durante o curso serão estudados assuntos como microssistemas, bases da auriculoterapia, pontos auriculares, diagnóstico auricular, aplicação da técnica, protocolos para prevenção e tratamento de alguns efeitos da covid-19, discussão de casos e monitoria.


O curso acontece nos dias 6, 7, 8 e 11 de julho, de 18h até 21h. As inscrições podem ser feitas pelo Sigaa.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Democratizando o acesso à educação

Adriane Galvão e Hellen Almeida – Agecom/UFRN Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defendia que se a educação sozinha não podia...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Adriane Galvão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page