top of page

Instituto Humanitas abre vagas para segunda conferência do Curso Livre

  • Foto do escritor: Adriane Alves
    Adriane Alves
  • 7 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Adriane Galvão de Agecom/UFRN

O Instituto Humanitas de Estudos Integrados (IH/UFRN) abre vagas para o curso livre Algumas notas sobre o pensamento afro-diaspórico: o ‘cinema de cozinha’ feito por mulheres negras, uma atividade de extensão do Instituto Humanitas de Estudos Integrados. A ação, que será realizada em formato virtual no dia 8 de abril, às 16h, terá como conferencista Carla Ramos Munzanzu, professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e doutora pela University of Texas (Austin).


De acordo com Lucas Trindade, coordenador do projeto e professor do IH, o tema do evento é centrado no campo dos chamados estudos Negros, pois as linguagens artísticas têm sido um importante lugar de produção e experimentação teórica e metodológica para artistas e intelectuais-artistas negros na diáspora africana. “Tomando essa tendência como caminho de aproximação à obra de duas cineastas negras da Bahia, essa conferência vai apresentar os trabalhos de Urânia Munzanzu e Taís Amordivino a partir da perspectiva conceitual e política de um ‘fazer arte negra’ que tem nome: o ‘Cinema de Cozinha’”, informa.


O evento é aberto para discentes, docentes, servidores e público externo interessado. As inscrições para os alunos da UFRN são feitas exclusivamente via SIGAA, tendo caráter de atividade de extensão. Para o público em geral interessado, os cursos livres são gratuitos e abertos, com transmissão pelo Youtube.


A programação de cursos livres do semestre 2022.1, com conferências mensais entre fevereiro e junho deste ano, é resultado do diálogo do curador, professor Lucas Trindade da Silva, com os discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UFRN, curso de graduação vinculado ao IH. Segundo a coordenação do projeto, houve uma seleção das temáticas sugerida pelos estudantes, e a partir disso foi feita uma programação diversa, reunindo temas atuais de grande relevância científica, cultural e política, que serão aprofundados por pesquisadores de diversas instituições a nível nacional (UFRPE, UFOPA, UFRN, USP) e internacional (Universidade técnica de Dresden).

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Democratizando o acesso à educação

Adriane Galvão e Hellen Almeida – Agecom/UFRN Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defendia que se a educação sozinha não podia...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Adriane Galvão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page