Mostra expõe projetos de alunos para o ensino de História em sala de aula
- Adriane Alves
- 11 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Adriane Galvão de Agecom/UFRN
Com o objetivo de apresentar as atividades realizadas durante o último semestre, o grupo de pesquisa Espaço, Poder e Práticas Sociais, do Departamento de História (HIST) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), inicia, neste sábado, dia 12, a IV Mostra de Experiências Formativas e Produção Didática, no formato remoto. O evento contará com a exposição de diversas produções do conhecimento histórico nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. O grupo busca, com isso, implementar a ideia de que a sala de aula é um espaço para construção do conhecimento.
O projeto faz parte de um planejamento coletivo feito pelos professores que integram o grupo de pesquisa e que, ao longo do semestre, colocam em prática, nos espaços de aula, os planos realizados pela equipe, a fim de contribuir para a formação profissional dos discentes do curso de História. Além de divulgar o que é produzido em cada semestre de estudos, outra intenção dos organizadores é de que os produtos desenvolvidos pelos alunos auxiliem professores da educação básica, outros docentes da UFRN, estudantes e interessados nos temas propostos.
Margarida Dias, professora e integrante do projeto, defende que “a aula não é uma exposição do professor, mas o espaço efetivo para que os alunos utilizem experiências variadas, exercícios profissionais, vivências, mobilizando saberes desta e de outras disciplinas e, a partir disso, produzam textos acadêmicos ou outros materiais que tenham por finalidade efetivar a divulgação científica ou ações de ensino-aprendizagem”. Além disso, ela explica que, para constituir um exercício de prática profissional, os estudantes do grupo são estimulados a exercitar a produção de conhecimento histórico — e sua divulgação das mais variadas formas — na atuação em sala de aula, em pesquisa, em assessoria para mídias e empresas que necessitem dessa produção de conhecimento e na formulação de políticas públicas na área de memória e patrimônio cultural.
O evento é destinado à exposição dos alunos matriculados nas disciplinas de Ensino de História e Materiais Didáticos; Historiografia e Pesquisa em Ensino de História; Arquivística Histórica; Teoria da História; Memória e Patrimônio Histórico; Teoria da História; e História, Memória e Literatura. A mostra ficará aberta para todos os discentes da UFRN e de outras instituições de ensino interessadas. Convidados externos de outros cursos, de outras instituições e da educação básica estarão presentes para contribuírem com o aperfeiçoamento dos produtos expostos pelos alunos. As apresentações irão acontecer via Google Meet, neste endereço. Ao final das exposições, todos os trabalhos realizados nesta edição e nas anteriores serão disponibilizados em um site.
Comentários