top of page

Podcast do PPGDem analisa censo demográfico moçambicano

  • Foto do escritor: Adriane Alves
    Adriane Alves
  • 16 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Adriane Galvão de Agecom/UFRN

O Programa de Pós-graduação em Demografia (PPGDem) está com a segunda temporada do podcast Rasgaí no Spotify. O podcast tem o objetivo de disseminar e popularizar o conhecimento de pesquisas e discussões realizadas no contexto da demografia. O episódio desta semana irá fazer uma análise sobre o censo demográfico moçambicano e contará com a participação de Mussagy Ibraimo. Mussagy Ibraimo concluiu o mestrado em demografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2022 com a pesquisa Dinâmica migratória e avaliação dos quesitos censitários sobre migrações internas e internacionais em Moçambique: uma análise a partir do censo 2017. Com uma análise da qualidade das informações sobre migração no censo demográfico, o autor também analisou aspectos gerais dos fluxos e o perfil dos movimentos migratórios no país, identificando os principais destinos, as características dos migrantes e o perfil da seletividade nos contextos das províncias.


De acordo com a organização do programa, os censos demográficos são fontes de dados importantes para o estudo dos volumes, fluxos e características da migração, mas ocorrem em intervalos de tempo muito longos. Além disso, as perguntas que são feitas para se perceber a migração dependem da memória das pessoas entrevistadas, da sobrevivência das pessoas que migraram no intervalo entre um censo e outro e da precisão dos entrevistadores em registrar as informações.


Outra problemática é o próprio conceito do que é ser migrante, algo que não é definido claramente. Apesar de parecer óbvio, definir quem é migrante depende de alguns recortes e é preciso considerar a mudança de residência habitual, limites político-administrativos, tempo de residência, entre outros.


Produzido e editado pelo professor Ricardo Ojima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), o Rasgaí tem episódios semanais que são lançados toda quinta-feira, com duração de 15 minutos. Para ouvi-los, acesse a plataforma do Spotify.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Democratizando o acesso à educação

Adriane Galvão e Hellen Almeida – Agecom/UFRN Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defendia que se a educação sozinha não podia...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Adriane Galvão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page