top of page

PPGECM promove pesquisa sobre formação inicial de professores de Ciências

  • Foto do escritor: Adriane Alves
    Adriane Alves
  • 10 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Adriane Galvão de Agecom/UFRN


A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), convida estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física que tenham integralizado pelo menos 30% do curso para participar da pesquisa A tecnologia em foco na educação CTS: Um estudo na formação inicial de professores de Ciências.


O ponto de vista Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no contexto educativo, busca a renovação do currículo escolar, propondo abordar os conhecimentos de modo contextualizado, interdisciplinar, a partir de situações reais, de problemas ou temas que envolvam questões socioambientais e Ciência e Tecnologia (C&T).


É importante ressaltar que os alunos interessados em participar devem ler, por completo, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para dar consentimento à participação da pesquisa. Os dados de identificação dos participantes e a sua identidade serão preservados. Para participar basta acessar o seguinte link.


O discente Dioginys Cesar Felix de Lima é responsável pela pesquisa de mestrado, sob a orientação da professora Josivânia Marisa Dantas. Ao que se refere aos aspectos éticos, a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN pelo Certificado de Apresentação de Apreciação Ética n° 54085721.1.0000.5537, sob o qual foi aprovado pelo parecer n° 5.268.294.


De acordo com Dioginys Cesar, o objetivo da pesquisa é investigar as concepções de tecnologia de licenciandos das Ciências Naturais das Instituições de Ensino Superior (IES) no estado do Rio Grande do Norte. Com o desenvolvimento dos estudos, os pesquisadores propõem que será possível obter resultados que mobilizem o interesse dos professores das IES em adequar ou mudar as concepções da natureza da tecnologia de maneira ampla em suas propostas pedagógicas, bem como refletir a sua inserção em seus currículos.


Além disso, Dioginys também espera contribuir com a produção científica no âmbito do campo de estudos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade e com as discussões teóricas sobre a natureza da tecnologia na formação inicial de professores de ciências naturais. A partir desses resultados, abrir caminhos para uma maior reflexão e importância da promoção da adesão da temática tecnologia nos cursos de formação de professores de ciências, sobretudo, no campo de estudos CTS.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Democratizando o acesso à educação

Adriane Galvão e Hellen Almeida – Agecom/UFRN Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defendia que se a educação sozinha não podia...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Adriane Galvão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page