Professora do Instituto de Química participa da Missão Brasil na Alemanha
- Adriane Alves
- 9 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Adriane Galvão de Agecom
A professora do Instituto de Química (IQ), Amanda Gondim, representou a UFRN na Missão Técnica de Capacitação sobre Eletrocombustíveis Renováveis para a Aviação, que se encerrou nesta sexta-feira, 24, na Alemanha. O intercâmbio reuniu uma delegação composta por brasileiros de órgãos governamentais, de universidades e do setor privado, para juntos buscarem alternativas sustentáveis para os combustíveis fósseis. Amanda Gondim, professora do Instituto de Química, explica que a missão de capacitação em eletrocombustíveis renováveis visou à criação de um modelo de referência internacional para a aplicação de combustíveis alternativos sem impactos climáticos no transporte aéreo ou segmentos de transporte sem potencial de eletromobilidade. “A participação no evento coloca a UFRN no centro das discussões de produção de Sustainable Aviation Fuels (SAF) no Brasil e da produção de combustíveis sintéticos com energia elétrica como insumo”, ressalta a professora. A professora também explica que o intercâmbio evidenciou ao Brasil a urgência da diminuição de gases de efeito estufa no transporte aéreo ou segmentos de transporte sem potencial de eletromobilidade, no caso o Aéreo e Marítimo. Outro ponto importante discutido no evento foi em como seria rentável para o país a produção de combustíveis líquidos utilizando como insumo energia elétrica renovável, já que na matriz elétrica brasileira a fonte hidráulica corresponde a 65,2%, seguida por biomassa (9,1%), eólica (8,8%), gás natural (8,3%) e as demais.
A Missão é promovida pelo projeto ProQR – Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos com apoio da iniciativa H2Brasil. Os projetos são realizados pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e GmbH (Gesellschaft mit beschränkter Haftung) em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de Minas e Energia (MME). Também participou de um intercâmbio com o Ministério de Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK, em alemão), atual financiador do ProQR com a Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A visita é um marco importante para a temática, promovendo espaços e conexões para troca de experiências ligadas a modelos de governança e políticas públicas, uma vez que o BMWK é responsável por promover a transição energética e a descarbonização da matriz energética na Alemanha.
Entre os destaques do cronograma da visita estão a participação na Exposição Internacional de Aviação (ILA) 2022, em Berlim. Além disso, o grupo visitou a primeira planta de SAF na Alemanha, da empresa Atmosfair, e entrou em diálogo com institutos de pesquisa de excelência.
Comentários