Programa de Enfrentamento à Tristeza abre vagas para tratamento
- Adriane Alves
- 10 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (Psicob) do Centro de Biociências (CB/UFRN) abre vagas limitadas para o Programa de Enfrentamento da Tristeza. O projeto é destinado aos estudantes da UFRN que se sentem incessantemente tristes ou que possuem o diagnóstico de depressão unipolar. Serão oferecidos tratamentos com antidepressivos e três terapias complementares, que acontecerão de forma online. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou pelo app UpSaúde, disponível na Play Store.
A ação é um projeto de pesquisa realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da UFRN e a UpSaúde. Seu objetivo é oferecer gratuitamente consultas psiquiátricas e um tratamento farmacológico e/ou com terapias como meditação, ioga e exercícios físicos por um período de 12 semanas. A resposta clínica do tratamento será acompanhada por meio de indicadores de humor, de sono e bioquímicos.
O requisito para participar do projeto, além de ser aluno matriculado regularmente na UFRN, é ter acesso à internet, pois tanto as consultas como o tratamento serão realizados remotamente. Em caso de eventuais dúvidas, o Laboratório de Medidas Hormonais (LMH/UFRN) disponibilizou em seu perfil no Instagram um vídeo explicativo, mas o e-mail do projeto também está à disposição dos alunos. A tristeza profunda é caracterizada pelos sentimentos de dor emocional, angústia, cansaço, culpa e solidão, enquanto a depressão unipolar é o diagnóstico dado para os sintomas de tristeza profunda, acompanhada de falta de interesse pela vida e atividades prazerosas por pelo menos duas semanas.
Comentários