top of page

Programa Por Amor à Vida auxilia alcoólatras

  • Foto do escritor: Adriane Alves
    Adriane Alves
  • 20 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Adriane Galvão de Agecom/UFRN

Considerada como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis, e algumas vezes interferindo no convívio com a família, amigos e trabalho. O Programa Por Amor à Vida, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN), busca apoiar pessoas nessas condições.

Por meio dos grupos de Acometidos pela Doença do Alcoolismo (GADA) e de Parentes e Amigos dos Acometidos pela Doença do Alcoolismo (Al-Anon), o programa realiza atividades orientadas à comunidade universitária e comunidade externa, com o objetivo de planejar estratégias em favor da prevenção e assistência à pessoas que vivenciam problemas com substâncias químicas, bem como sua reinserção às atividades laborativas e ao convívio social. George Oliveira faz parte da coordenação do programa e explica que o Por Amor à Vida tem sido uma ferramenta importante na vida das pessoas acometidas pela doença do alcoolismo. “Ajudamos essas pessoas tanto na recuperação como na inserção delas na sociedade, devolvendo-as à família, ao trabalho e ao convívio social. Temos vários exemplos de pessoas que voltaram a ser produtivas no trabalho, outros se reencontraram com a sua religião, outros voltaram a academia, começaram uma graduação ou uma pós graduação. Existem companheiros com cerca de 30 anos de sobriedade, desfrutando dos sabores que a vida proporciona, porque os dissabores ficaram para trás”, afirma George.

O coordenador se emociona ao falar que os assistentes sociais são pessoas abençoadas e com profissionais competentes, como psicólogos, psiquiatra, clínicos e enfermeiros, fazem com que este programa de fato apresente resultados. “O Por Amor à Vida é um salão de beleza, onde os pacientes são os alcoólatras e os profissionais com capacidade impressionante os devolvem ao mundo limpos e sãos, prontos para servir a sociedade e a família”, ressalta o servidor.

O GADA é um grupo de apoio direcionado a pessoas que enfrentam problemas em decorrência do uso abusivo de álcool, onde os participantes compartilham suas experiências, com o objetivo de se recuperarem do alcoolismo. E o Grupo Familiar Al-Anon é uma associação de familiares e amigos de alcoólicos que dividem suas experiências, forças e esperanças, a fim de lidar com os problemas que têm em comum. Isso porque o alcoolismo é uma doença que atinge a família e uma mudança de atitude dos familiares pode ajudar na recuperação.

As reuniões ocorrem todas as segundas-feiras, às 9h, no prédio da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS/UFRN). É possível entrar em contato pelo email coaps.ufrn@gmail.com ou pelo telefone (84) 9.9193.6320. Além disso, o Programa Por Amor à Vida abriga o Projeto Antitabagismo, que tem como lema a frase Mais saudável sem Cigarro. Mais informações sobre o Projeto Antitabagismo podem ser encontradas por meio do whatsapp (84)9.9229.6546 e pelo email: cas.das@ufrn@gmail.com. Confira na íntegra: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/60087/programa-por-amor-a-vida-auxilia-alcoolatras

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Democratizando o acesso à educação

Adriane Galvão e Hellen Almeida – Agecom/UFRN Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defendia que se a educação sozinha não podia...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Adriane Galvão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page