Psicobiologia estuda validação da escala de self-expansion para o português
- Adriane Alves
- 18 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Adriane Galvão de Agecom/UFRN
O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, do Departamento de Biociências (CB/UFRN), realiza pesquisa sobre a Escala de Self-expansion, um instrumento inédito no português brasileiro, e busca voluntários acima de 18 anos para responder a um formulário autoavaliativo a respeito de diversas características pessoais. As responsáveis pelo projeto Validação da escala de self-expansion (auto expansão) para o português brasileiro são as pesquisadoras Daniella Bezerra dos Santos e Fívia de Araújo Lopes.
Segundo a Teoria da Autoexpansão (originalmente chamada de Self-expansion Theory), os relacionamentos oferecem meios de obter novos conhecimentos, habilidades, apoio e inspiração para alcançar padrões mais altos de desempenho. Dessa forma, os indivíduos em relacionamentos românticos tendem a ampliar a percepção de si ao integrar características do parceiro e experiências compartilhadas.
Para Daniella Bezerra, estudiosa dos relacionamentos interpessoais de maior intimidade, relacionamentos românticos e desenvolvimento pessoal, a pesquisa sobre a Self-expansion Theory sempre foi do seu interesse. Ao estudar a intersecção entre crenças de desempenho pessoal e os relacionamentos amorosos (através de suas pesquisas, que unem os conceitos de autoeficácia e parcerias românticas), a teoria da autoexpansão, que trata da potencial influência da convivência com o parceiro para o desenvolvimento pessoal do indivíduo, vem agregar à discussão do papel das parcerias românticas na construção da visão que o indivíduo tem de si mesmo e do mundo.
Porém, a escala de self-expansion não está disponível em português brasileiro nem adaptada para a cultura brasileira. Então, por uma questão de adequação cultural e linguística, é recomendado que instrumentos estrangeiros passem por um processo científico de validação para torná-los aptos a avaliar de fato o que se quer investigar.
Por isso, o objetivo do estudo é possibilitar a realização de pesquisas futuras utilizando a Escala de Self-expansion, devidamente validada para a população brasileira, atendendo aos critérios científicos que a tornam capaz de avaliar a auto expansão em brasileiros, respeitando as particularidades culturais da população. O questionário ficará disponível até o dia 15 de março e é dividido em três etapas: a primeira com questões referentes ao seu parceiro(a), a segunda com perguntas relacionadas à percepção de si próprio e, por fim, um levantamento socioeconômico.
Comentários