Pós em Educação Especial abre processo para mestrado
- Adriane Alves
- 16 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Adriane Galvão de Agecom/UFRN
O Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp), vinculado ao Centro de Educação (CE/UFRN), abre processo de seleção para Mestrado Profissional em Educação Especial em duas linhas de pesquisa: Educação, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade; Cultura e Processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da Educação Especial.
No total, serão ofertadas 14 vagas para ampla concorrência, duas para capacitação interna de servidores e quatro vagas para candidatos às vagas de ações afirmativas: pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas (PPIQ) e pessoas com deficiência (PD). O processo seletivo é composto por quatro etapas: análise do projeto, defesa do projeto, análise do Currículo Lattes e resultado final. As inscrições pelo site da Comperve acontecem entre os dias 21 de março a 10 de abril. Para participar da seleção o candidato deverá, obrigatoriamente, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação, preencher todos os campos do Formulário de Inscrição, indicando a Linha de Pesquisa pretendida e se tem a intenção de concorrer para as vagas reservadas a PPIQ e PD. Em seguida, deve anexar em campo próprio do formulário de inscrição, o projeto e a documentação do currículo Lattes atualizado.
A taxa de inscrição para o mestrado será no valor de R$160. Para efetuar o pagamento da taxa, será necessário imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento no período de 21 de março a 10 de abril de 2022, no local indicado na GRU. Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa.
Segundo Flávia Roldan, professora e coordenadora do PPGEEsp, o objetivo da formação no mestrado é qualificar e capacitar profissionais da área de educação ou áreas afins para os processos educacionais direcionados às pessoas que são caracterizadas como o público-alvo da educação especial. “Essa caracterização envolve as pessoas com deficiência, com transtorno de desenvolvimento, necessidades educacionais específicas que necessitam de apoio, serviços especializados de complementação e suplementação para o acesso, permanência, participação e aprendizagem nos diversos contextos educacionais”, afirma a professora.
Flávia também explica que o estudo traz reflexões e práticas direcionadas às diversas modalidades e tipos de atendimentos específicos às pessoas com deficiência na escola e em outras instâncias habitacionais. Dessa forma, colabora com algumas lacunas formativas dos professores que atuam nas redes de ensino e apresentam diversas dificuldades para mediar os processos de ensino e aprendizagem. No contexto institucional e regional o mestrado contribui com a produção do conhecimento científico e profissional nas áreas de pesquisa.
Comentários