top of page

Rafael Duarte conta sobre sua carreira para alunos de jornalismo da UFRN

  • Foto do escritor: Adriane Alves
    Adriane Alves
  • 17 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Na segunda-feira (22), via Google Meet, aconteceu uma entrevista coletiva com o jornalista Rafael Duarte, fundador e editor-chefe do portal Saiba Mais. A finalidade da entrevista foi contar sobre sua vivência como jornalista, sua formação até a criação do seu próprio empreendimento. O jornalista também abordou outros assuntos relacionados a sua carreira, como à crise do jornal impresso e a dificuldade financeira para pequenos veículos de comunicação.

Rafael Duarte é natural de Brasília/DF, mas mora em Natal/RN há 22 anos. Se formou em 2005 no curso de Jornalismo pela UFRN, trabalhou em jornais impressos como o Diário de Natal, Novo Jornal e Tribuna do Norte. Atuou também na assessoria de imprensa do sindicato dos trabalhadores e, em 2016, com mais três profissionais de comunicação e audiovisual, criou a agência de reportagem Saiba Mais.

O jornalista relata que na primeira reunião com a equipe fundadora, surgiu o questionamento do “por quê o ‘Saiba Mais’ precisava existir. Seguindo uma linha editorial diferente das tradicionais, foi decidido que a agência de reportagem traria matérias sobre o dia a dia com viés progressista e a perspectiva de pessoas consideradas “invisíveis” para a sociedade. Prova disso foi a primeira publicação no site, feita em 31 de agosto de 2017, onde foi evidenciado a existência de um projeto protocolado na Câmara dos Vereadores de Natal, que tinha a intenção de apagar todos os grafites encontrados pela cidade. A matéria surtiu tanto efeito que o projeto foi arquivado e não seguiu adiante.

Quando questionado sobre as dificuldades encontradas na profissão, sobretudo, diante de uma pandemia, ele fala que “nunca houve um momento e cenário mais favorável para se exercer o jornalismo como esse que estamos vivendo hoje”. Ele relata também que entre 2009 e 2019 cerca de 10 veículos de comunicação foram fechados no Rio Grande do Norte, período de transição entre o fim dos jornais impressos e o começo do jornalismo digital. A partir disso, surge um novo desafio na sua carreira, o baixo investimento na agência e a concorrência com grandes portais de notícias. Todavia, Rafael Duarte incentiva os futuros jornalistas da UFRN a seguirem na profissão visando de forma abrangente às várias ramificações do jornalismo, usando ferramentas atuais que potencializam a disseminação das notícias como o Twitter e o Instagram.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Democratizando o acesso à educação

Adriane Galvão e Hellen Almeida – Agecom/UFRN Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defendia que se a educação sozinha não podia...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Adriane Galvão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page