Univerciência amplia visibilidade da ciência no Nordeste
- Adriane Alves
- 8 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Adriane Galvão e Paiva Rebouças de Agecom/UFRN
Primeiro programa brasileiro de TV aberta e de internet com foco na promoção, popularização e difusão da ciência, o Univerciência, produzido pela TV da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (TV UESB) em parceria com emissoras públicas do Nordeste, provou que a população se interessa e gosta de ciência. O resultado pode ser visto na audiência do programa em 2021, que alcançou mais de 2,7 milhões de pessoas só nas redes sociais das TVs envolvidas. A TV Universitária do Rio Grande do Norte (TVU-RN/UFRN) teve papel decisivo nesse projeto, colocando o estado entre os que mais produziram conteúdos para o projeto.
Das 127 reportagens difundidas pelas TVs dos nove estados nordestinos, a TVU-RN emplacou 16 produções, sendo 14 exibidas nas duas primeiras temporadas, veiculadas em 2021, e três outras reportagens já incluídas na programação da terceira temporada do programa, que acontece agora, em 2022. Apenas os estados da Bahia (48), Sergipe (17) e Ceará (16) produziram mais que a TVU-RN. A UFRN, responsável pela equipe e produção das reportagens, está entre as 40 instituições de ensino superior que colaboram com o Univerciência.
O conteúdo produzido pela UFRN ficou a cargo da TVU e das pró-reitorias de Pesquisa (Propesq), Pós-Graduação (PPG) e de Extensão (Proex). Juntas, essas unidades foram responsáveis pelo alinhamento das demandas e estruturação dos conteúdos. Os temas foram sugeridos pelas pró-reitorias e produzidos pela TVU. As temáticas das produções incluem assuntos como o estudo de planetas fora do sistema solar, a produção de antígenos, a aplicação das neurociências no ensino da matemática para crianças, entre outros. “Temas de extrema relevância para a comunidade acadêmica e a sociedade”, afirma Jamille Nogueira, responsável pela produção e reportagem do Univerciência pela TVU-RN.
De acordo com a diretora da TV, Hilca Honorato, a parceria entre esses quatro setores possibilitou também a criação do programa Fala, Cientista!, outra iniciativa de divulgação científica por meio de entrevistas com pesquisadores da Universidade. O objetivo da coordenação do programa, além de aumentar a produção de conteúdos e abarcar o máximo de pesquisas em todos os campus da UFRN, é fazer mais do que apenas um relato ou registro das pesquisas produzidas. “O objetivo maior é que esse conteúdo seja dinâmico e que possa ser de fácil assimilação”, afirma Hilca.
Para 2022, a coordenação do Univerciência estima a produção de 35 programas de 26 minutos cada, em duas temporadas: de março a junho e de agosto a dezembro. A estreia está prevista para o dia 12 de março, na TV UESB. Cada TV parceira, no entanto, tem seu dia de exibição. Na TVU-RN, a transmissão acontece toda terça-feira, às 17h, no canal digital 5.1 e pelo canal da TVU no YouTube. O Univerciência tem como princípios o estímulo à ciência, à tecnologia, ao desenvolvimento sustentável e à inovação; o fortalecimento dos sistemas públicos de educação e comunicação; a valorização da identidade, da cultura e dos saberes do povo nordestino; e o respeito à diversidade étnico-racial e de gênero. Matéria na íntegra: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/55354/univerciencia-amplia-visibilidade-da-ciencia-no-nordeste
Comentários